Cilindro mestre da embreagem hidráulica para carros
Hoje, 93% dos veículos novos na Europa utilizam sistemas hidráulicos de embreagem. Em resposta a esta tendência do mercado, a Valeo desenvolveu uma vasta gama de peças hidráulicas: cilindros mestres(CMC), cilindros escravos(CRC) e cilindros escravos concêntricos (CSC).
O que é o cilindro mestre?
O cilindro mestre (CMC) é um componente dos sistemas de embreagem do carro, especificamente dos sistemas de embreagem semi e totalmente hidráulicos.
Ele transmite a pressão do pedal da embreagem para a própria embreagem, permitindo ao motorista engatar a embreagem e mudar de marcha.
Vantagens dos cilindros mestres
Os requisitos do fabricante levaram à necessidade de sistemas hidráulicos para embreagens, que eliminam a necessidade de uma linha reta de cabos entre o pedal e a alavanca.
Este design economiza espaço ao mesmo tempo que melhora a flexibilidade e a confiabilidade. Outros benefícios também estão impulsionando a adoção de sistemas hidráulicos.
Os sistemas hidráulicos melhoram o conforto do condutor graças ao esforço ideal e constante do pedal. Além disso, as embreagens hidráulicas reduzem o peso em até 70% em comparação com os sistemas de embreagem padrão.
Este benefício é o principal motivo pelo qual as embreagens hidráulicas são mais fáceis de implementar em projetos de equipamento original.
Como funciona o cilindro mestre ?
A função do cilindro mestre é transferir o movimento do pedal da embreagem para a embreagem através do fluido hidráulico.
O CMC é conectado a um tanque de plástico ou metal cheio de fluido hidráulico, e esse tanque reservatório de fluido às vezes é compartilhado com os cilindros mestres do freio.
Os sistemas de liberação hidráulica da embreagem seguem o mesmo princípio dos freios hidráulicos, com um transmissor conectado a um receptor por meio de uma mangueira.
O sistema semi-hidráulico inclui um cilindro de liberação da embreagem como receptor, enquanto um sistema totalmente hidráulico usa um cilindro escravo da embreagem.
O CMC atua como um transmissor no sistema hidráulico, enviando a entrada do acionador para a embreagem por meio do cilindro de liberação da embreagem (em sistemas semi-hidráulicos) ou do cilindro escravo concêntrico (sistemas totalmente hidráulicos).
O Cilindro Mestre é composto por:
- Um Corpo (feito de alumínio ou plástico).
- Um pistão (feito de alumínio anodizado).
- Uma vedação primária (para isolar o reservatório da câmara hidráulica).
- Uma vedação secundária (para isolar a câmara do reservatório de baixa pressão do seu ambiente).
- Uma haste (para conectar o CMC ao pedal).
- Um bocal de baixa pressão (conectando o CMC ao reservatório).
- Um bocal de alta pressão (conectando o CMC ao tubo de alta pressão e ao receptor).
Onde está localizado o cilindro mestre?
O CMC está localizado diretamente atrás do pedal da embreagem. Ele é conectado ao resto da embreagem (um cilindro de liberação concêntrico ou um cilindro escravo concêntrico) por uma mangueira hidráulica.
Cilindros Mestres e Novos Sistemas Eletrônicos
A nova geração de cilindro mestre com sensor é comumente usada em aplicações equipadas com freio de mão eletrônico, controle de cruzeiro ou funções de partida e parada.
Um sensor com dimensões reduzidas (até 15 mm) é fixado ao corpo do CMC e o pistão contém um ímã.
O campo magnético permite ao sensor detectar a posição linear do pistão e assim identificar a posição do pedal.
Esta nova tecnologia aplica-se aos novos Peugeot 308, Fiat Ducato, Opel Corsa, Nissan Qashqai e Renault Clio.