Além desses dois fatores, construir uma boa parceria de fornecimento oferece segurança em relação à qualidade das peças. E isso é um fator que impacta a sua reputação, a qualidade do serviço, a eficiência do trabalho e, claro, a segurança do cliente.
Porém, uma coisa é certa: com tantas opções de fornecedores de autopeças disponíveis, como saber quais são de confiança e quais podem te deixar na mão na hora H?
Para “separar o joio do trigo”, você precisa ter alguns critérios claros, concorda?
Neste artigo nós vamos compartilhar 6 dicas para encontrar bons fornecedores de peças automotivas. Continue a leitura e saiba como evitar dores de cabeça com o fornecimento.
6 dicas para encontrar bons fornecedores de peças automotivas
Encontrar o fornecedor certo exige planejamento e atenção aos detalhes que fazem a diferença na sua operação. Veja 6 orientações para facilitar sua escolha.
Pesquise sobre a empresa na internet
A internet é sua aliada na hora de avaliar fornecedores de autopeças. Antes de fechar qualquer negócio, não se esqueça de pesquisar sobre a empresa. Você pode fazer uma investigação em:
- sites de reclamação;
- redes sociais;
- fóruns especializados em mecânica automotiva.
Até mesmo marketplaces e grupos do WhatsApp podem te ajudar a encontrar queixas e elogios para fornecedores.
Ao conferir os sites, tente focar nas avaliações de outros mecânicos e clientes. Esses relatos podem revelar informações importantes sobre prazos de entrega, qualidade das peças e suporte oferecido.
Por fim, também vale a pena assistir vídeos de profissionais que já utilizam as peças da empresa. Eles podem mostrar a aplicação prática do produto e trazer insights sobre a relação custo-benefício e a durabilidade.
Peça um portfólio para analisar a variedade de produtos
Se sua oficina atende frequentemente modelos e montadoras específicas, é essencial que o fornecedor tenha peças compatíveis com sua demanda.
Antes de firmar uma parceria, solicite o catálogo de produtos e analise a quantidade de opções disponíveis. Verifique se a empresa trabalha com peças para os veículos mais comuns na sua região e analise quais são as marcas presentes no catálogo.
Essa tarefa pode até levar um certo tempo, mas vai ajudar você a fazer uma boa escolha.
A análise do portfólio também ajuda a identificar se o fornecedor possui boas relações com fabricantes reconhecidos, o que é um indicativo de credibilidade e acesso a produtos de qualidade.
Um bom fornecedor de peças automotivas deve contar com um portfólio diversificado. Em nosso site, você pode conferir um amplo catálogo de produtos que abrange peças para as principais montadoras do mercado. São 14 categorias de produtos para a linha leve, incluindo acessórios e peças para manutenção e reparação. Para a linha pesada, oferecemos mais 11 categorias, que abrangem as principais necessidades dos veículos comerciais.
Confira as políticas de troca, garantia, devolução e entrega das peças automotivas
Imprevistos podem acontecer, como a necessidade de trocar uma peça com defeito ou devolver um produto. Se o seu fornecedor não tem uma boa política de trocas, situações como essas se tornarão prejuízos para o seu bolso.
Por isso, é fundamental conhecer as regras para devolução, garantia e a troca de mercadorias antes de fechar o contrato.
Quando estiver em contato com a equipe de vendas, pergunte se a empresa oferece suporte rápido e eficiente para resolver problemas relacionados a defeitos ou prazos de entrega.
Clientes Valeo, por exemplo, contam com o Suporte Conectado, um serviço exclusivo que reduz o tempo de resposta da garantia de 30 dias para apenas um dia útil.
Portanto, fica o ensinamento: evite empresas que dificultam trocas ou possuem prazos pouco flexíveis e confiáveis para evitar impactos na sua rotina, nos prazos confirmados com clientes e nas operações como um todo.
Por fim, não se esqueça que agilidade na entrega é essencial. Um bom fornecedor deve atender às suas demandas dentro do prazo combinado, garantindo que o fluxo de trabalho da sua oficina não seja prejudicado.
Analise as condições de pagamento e todos os contratos de fornecimento oferecidos
Seus clientes pedem boas condições de pagamento, certo? Então, quando você está no papel de cliente, a lógica deve ser a mesma.
As formas de pagamento oferecidas pelos fornecedores impactam a gestão financeira do seu negócio e seu fluxo de caixa, portanto, dê prioridade para negociar com empresas que entendem essas dores e oferecem uma negociação favorável.
Outro ponto importante é verificar a política de preços. Lembre-se de que um bom fornecedor oferece um equilíbrio entre custo e benefício, sem comprometer a qualidade dos produtos.
Portanto, avalie cuidadosamente os prazos de pagamento, possíveis descontos para compras em grandes volumes e taxas adicionais que possam ser cobradas
Reflita sobre o atendimento recebido durante as negociações
Fica a dica: o atendimento oferecido pelo fornecedor durante as negociações serve como indício do suporte que você terá no futuro.
Fornecedores que demonstram interesse em atender suas necessidades e que oferecem respostas rápidas e objetivas costumam ser mais confiáveis, afinal, eles estão apresentando uma preocupação legítima com o seu sucesso.
Outro ponto importante: a clareza das informações que você recebeu ao ser atendido também serve de indício sobre como será a comunicação com o suporte em caso de problemas e dúvidas.
Se durante as negociações de fornecimento você teve dificuldades para entender políticas de troca, garantia ou pagamento, fique atento. Talvez o suporte da empresa também não consiga ser tão claro e te ajudar da forma esperada.
Isso não é uma regra, afinal, vendas e atendimento ao cliente nem sempre são tarefas executadas pelo mesmo time. Mas cabe a reflexão: se o atendimento é confuso e pouco claro, isso pode acontecer na hora que você mais precisa de ajuda.
Quem negocia com a Valeo sabe que suporte e atendimento mantêm os mesmos padrões de qualidade, fator que garante qualidade de comunicação e capacidade para esclarecer todas as dúvidas de nossos clientes.
Procure fornecedores que ofereçam um pós-venda de qualidade
Um bom fornecedor não desaparece após o fechamento do contrato, pois ele sabe que o suporte pós-venda é fundamental para garantir uma parceria bem-sucedida.
Empresas que oferecem assistência técnica, orientações sobre aplicação de produtos e acompanhamento de pedidos demonstram compromisso com a satisfação do cliente.
Outro diferencial no pós-venda é a disponibilidade de treinamentos e atualizações sobre as novidades do setor automotivo. Isso ajuda sua equipe a se manter preparada para atender às demandas do mercado com mais eficiência.
Aqui na Valeo, além do extenso portfólio e suporte técnico de alta qualidade, também são oferecidos treinamentos - com certificado - que ajudam a eliminar qualquer dúvida sobre o uso das peças.
Dica final: Seja parceiro Valeo e tenha as melhores peças automotivas em seu negócio!
Ao escolher um fornecedor de peças automotivas, considere negociar diretamente com fabricantes. Isso facilita o acesso a produtos de alta qualidade, melhores preços e suporte técnico especializado.
A Valeo é uma parceira completa para oficinas, revendedores e distribuidores, oferecendo peças automotivas confiáveis e inovadoras.
Além disso, você conta com benefícios exclusivos, como o Specialist Club e treinamentos que ajudam sua equipe a se destacar no mercado.
Quer saber mais? Explore o nosso catálogo online e descubra todas as soluções que a Valeo pode oferecer.