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Valeo e MAHLE expandem a gama de produtos de motores elétricos sem ímã para veículos de segmentos superiores, por desenvolvimento conjunto da iBEE (Excitação Elétrica Sem Escovas Internas)

COMUNICADO DE IMPRENSA
Paris (França), Stuttgart (Alemanha), 14 de outubro de 2024.

Com base no desenvolvimento bem-sucedido com um fabricante europeu de automóveis (OEM) na tecnologia de motores elétricos sem ímã (EESM - máquinas síncronas de excitação externa), a Valeo está ampliando seu portfólio de motores elétricos sem ímã para veículos de segmentos superiores, em parceria com a MAHLE.


Valeo e MAHLE uniram forças para desenvolver um sistema de eixo elétrico inovador, sem ímã, voltado para veículos elétricos de segmento superior, com potência máxima variando de 220 kW a 350 kW. O sistema iBEE (Excitação Elétrica Sem Escovas Internas) visa revolucionar o desempenho e a eficiência dos motores elétricos sem ímã. As duas empresas assinaram um Acordo de Desenvolvimento Conjunto para combinar a expertise da Valeo em motores elétricos, inversores altamente eficientes e controle de motores, com a tecnologia MCT (Transmissor sem contacto magnético) da MAHLE, aplicada ao rotor sem ímã. Além disso, estão desenvolvendo um conceito de arrefecimento inovador para alcançar uma relação excepcional entre potência contínua e potência máxima. A pegada de carbono desse sistema deverá ser reduzida em mais de 40% em comparação com um motor elétrico com ímã permanente de potência equivalente. Os testes dos primeiros protótipos serão concluídos até o final de 2024.


Xavier Dupont, CEO da Valeo Power e vice-presidente executivo do Grupo, declarou: “Essa cooperação com a MAHLE é perfeita. A MAHLE desenvolve o rotor EESM e seu sistema de excitação sem escovas. Com nosso conhecimento em eletrônica de energia, a Valeo oferece o controle dedicado para esse motor elétrico e o sistema sem escovas, embutidos em nosso inversor. Essa parceria permite que a Valeo amplie seu portfólio EESM para veículos de segmentos superiores e é fundamental para apoiar a evolução da indústria automotiva rumo a soluções mais inovadoras e sustentáveis.”


Neste projeto, dois líderes da eletrificação estão unindo forças. O novo eixo elétrico se beneficiará da expertise da MAHLE em tecnologia de transmissão sem contato. Juntos, estamos estabelecendo um novo padrão de eficiência e integração para eixos elétricos baseados em EESM e dando o próximo passo para a mobilidade do futuro.” acrescentou Martin Wellhoeffer, membro da Diretoria do Grupo MAHLE.


O primeiro desenvolvimento EESM da Valeo surgiu em cooperação com um fabricante europeu de automóveis em 2022, com o objetivo de criar uma nova geração de motores elétricos sem ímã. Os principais objetivos do projeto eram: criar uma arquitetura integrada com um novo estator e tecnologia de resfriamento, aumentando a densidade de potência em 30% em comparação com os motores atuais, e reduzir sua pegada de carbono em 30% em relação aos motores elétricos equipados com ímãs permanentes (PMSM). Após uma fase de validação de mais de seis meses, os resultados superaram as expectativas iniciais, especialmente devido à expertise da Valeo em inversores. As performances alcançadas estão no mesmo nível dos motores com ímãs permanentes em veículos dos segmentos B/C, com todos os benefícios da tecnologia sem ímã (sem uso de terras raras, menor pegada de carbono, etc.).


Como parte de sua estratégia de eletrificação, a MAHLE tem se concentrado no desenvolvimento de sistemas de propulsão elétrica. Sua tecnologia de transmissor sem contato para motores elétricos sem ímã é uma prova da forte expertise da empresa nesse campo. Graças ao seu alto nível de maturidade, essa tecnologia é um fator crucial para a próxima evolução dos eixos elétricos baseados em EESM. Evitar o uso de materiais de terras raras não apenas contribui positivamente para a sustentabilidade da mobilidade elétrica, mas também oferece vantagens em termos de custos e segurança de recursos. A principal característica é a transmissão de potência indutiva, sem contato e, portanto, sem desgaste, permitindo que o motor opere com eficiência em nível de referência.

 

News Valeo e Mahle
Vista explodida do sistema iBEE

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