ЛЕТ
Escolha o perfil:
Reparador
  • Distribuidor
  • Motorista

Eletroventilador

Eletroventilador

Em condições de baixa ventilação, o eletroventilador entra em ação com o objetivo de garantir o fluxo de ar necessário para o sistema de arrefecimento do motor.

Conhecido como ventoinha do radiador ou hélice, o eletroventilador é um componente que otimiza o fluxo de ar, favorecendo a ventilação que deve chegar ao radiador para que a troca térmica ocorra de forma efetiva. Essa é uma função essencial do mecanismo de arrefecimento, quando o carro está em uma área com pouca circulação de ar — situação que comumente ocorre nos grandes centros ou quando há trânsito intenso, exigindo que o carro ande e pare consecutivas vezes, interrompendo e reativando o funcionamento do motor.

O eletroventilador está instalado na parte dianteira do automóvel, podendo estar na frente ou atrás do radiador. Mas ele só é ativado quando a ventilação do sistema de arrefecimento fica insuficiente para garantir o pleno funcionamento do radiador.

 

Rigoroso processo de fabricação

Por desempenhar um papel essencial no sistema de arrefecimento, em conjunto com o radiador, o eletroventilador é projetado em dimensões exatas, seguindo especificações técnicas que contribuam para o bom desempenho do componente.

Caso seja fabricado de forma superdimensionada, o eletroventilador pode ampliar o fluxo de ar em um nível acima do desejado, fato que provoca consumo excessivo e eleva o risco de incêndio. Por outro lado, o subdimensionamento do eletroventilador vai gerar um fluxo de ar insuficiente para o radiador, prejudicando o arrefecimento do sistema e potencializando o risco de superaquecimento do motor ou de mau funcionamento do ar-condicionado. Além disso, a ventoinha deve ser projetada para evitar ruídos e, principalmente, vibrações, que podem resultar em avarias no motor ou na hélice.

 

Eletroventilador Valeo: originalidade e eficiência

A Valeo, especialista em manter a temperatura do motor sob controle, é fabricante original de eletroventiladores que equipam automóveis de fábrica no mundo todo. Trata-se de um componente de alta qualidade, que passa por uma série de testes que asseguram a eficiência, o rendimento e a durabilidade da peça.

O eletroventilador Valeo é vendido tanto para montadoras quanto para o aftermarket individualmente ou no conjunto GMV, formado pelo eletroventilador, defletor de ar e motor do eletroventilador.

 


 

Perguntas e Respostas ⤵︎

Por que o eletroventilador dispara após o carro desligar?

O eletroventilador é acionado quando há baixa circulação de ar, situação em que o radiador não consegue desempenhar bem a troca térmica necessária para atenuar a temperatura do líquido de arrefecimento, assegurando que o motor funcione entre 80 °C e 100 °C. Porém, no momento em que o carro é desligado, não há fluxo de ar entrando constantemente no sistema, que ainda está com a temperatura elevada. Isso faz com que o eletroventilador seja acionado para promover a circulação do ar e reduzir o calor. Portanto, é esperado que eletroventilador comece a funcionar após o desligamento do carro para evitar o superaquecimento do motor.

Como solucionar dificuldades na aplicação do eletroventilador Valeo?

Se você está com dúvida ou alguma dificuldade para instalar o eletroventilador Valeo, entre em contato com o Suporte Conectado Valeo. O time de especialistas Valeo está preparado para solucionar qualquer problema, de forma remota e rápida, prestando toda a assistência necessária durante o processo de instalação das peças.