Farol principal
A Valeo oferece ao mercado independente mais de 1.000 referências em projetores de halogénio. As lâmpadas de halogénio para automóveis são as fontes de luz mais usadas para projetores, representando 80% do parque automóvel. A tecnologia de halogénio foi desenvolvida, em primeiro lugar, pela Cibié (marca detida pela Valeo) na década de 1950 e tem sido aperfeiçoada desde então com, por exemplo, o desenvolvimento de refletores mais complexos (módulos elíticos) que permitem a utilização de lentes transparentes (ao contrário das lentes listadas) e novas possibilidades de design.
AFS
Combinando estas diferentes fontes de luz, a Valeo desenvolveu diferentes tecnologias para melhorar a visibilidade do condutor, respondendo às regulamentações do sistema de iluminação dianteira adaptativa (AFS) estabelecidas no início da década de 2000.
FBL/Orientável/DBL
Os sistemas de Luz de Viragem Fixa (FBL) e Orientável consistem em superfícies refletoras adicionais ou módulos elíticos nos projetores ou nas luzes de nevoeiro dedicadas à visibilidade na viragem. A fonte de luz adicional acende-se quando o condutor roda o volante ou aciona o indicador de mudança de direção. O primeiro projetor FBL lançado pela Valeo foi uma aplicação para o Porsche Cayenne de 2003. Com a tecnologia de Luz de Viragem Dinâmica, não há luz adicional: o módulo elítico pode rodar 15° para o exterior e 8° para o interior quando o condutor roda o volante, para a máxima visibilidade nas viragens.
AFS total: Sistemas de iluminação adaptativa inteligente
O módulo de xénon ou LED pode girar em todas as direções e adaptar o feixe de luz conforme a velocidade do veículo e as condições atmosféricas, para melhorar o conforto e a segurança do condutor. A luz de médios padrão muda automaticamente para “Luz de autoestrada” a uma velocidade em torno dos 110 km/h, para aumentar a visibilidade até 120 metros. Outras opções de AFS total incluem as “Luzes para condições adversas”, que concentram a iluminação em determinadas zonas da visão para reduzir a cintilação causada pelos reflexos de superfícies molhadas ou nevoeiro. Por último, o “Modo Turismo” inverte a iluminação dos veículos com volante à esquerda para viajar em países onde se conduz pela esquerda e vice-versa.
ADB/Beamatic
A Valeo desenvolveu o sistema de Luz de Condução Adaptativa (ADB), que usa uma câmara para detetar a presença de outros veículos. Os projetores permanecem na posição de máximos e diminuem progressivamente a luz à medida que o veículo em sentido contrário se aproxima, para evitar o encandeamento. A função também leva em conta os faróis traseiros dos veículos que circulam no mesmo sentido. Num desenvolvimento ainda mais inovador, a câmara e os captores de posição irão detetar a inclinação da estrada e adaptar a altura da luz em conformidade. Estas funções estão agrupadas sob a designação BEAMATIC™.