Motor de Partida
Os motores de partida Valeo oferecem alta performance e durabilidade
Três em cada 10 carros produzidos no Brasil são originalmente fabricados com motor de partida Valeo, líder mundial em sistemas elétricos automotivos. O motor de partida, também chamado de motor de arranque ou motor elétrico, gera a força mecânica necessária para o funcionamento do motor a combustão.
Quando o motor de partida é acionado, transforma a energia elétrica, que vem da bateria, em energia mecânica, gerando torque para que o motor a combustão entre em funcionamento. Essa força inicial é transmitida pelo pinhão do impulsor (bendix), que é um dos principais componentes do motor de arranque.
Os atuais motores de partida Valeo possuem pinhão do impulsor com 11 dentes, uma mudança que melhora o desempenho e a durabilidade do equipamento. O aumento de nove para 11 dentes atenua o esforço executado pelo motor de arranque, preservando a sua durabilidade. Mas o condutor sente a diferença assim que aciona o sistema, porque a partida ocorre de forma mais rápida, suave e silenciosa.
Na substituição, o motor de partida com 11 dentes é intercambiável e pode ser instalado em automóveis que, originalmente, foram equipados com motores de arranque de nove dentes. Essa adequação é possível porque o novo motor de partida Valeo foi projetado para que os dentes engrenem no mesmo local de incidência.
Valeo: fabricação nacional do motor de arranque
Diariamente, a fábrica da Valeo instalada em Campinas (SP) produz cerca de 4 mil motores de partida, que passam por rigoroso processo de qualidade. Confira os diferenciais da marca!
- Competitivo: o motor de arranque Valeo é um produto que oferece desempenho superior ao dos concorrentes com preço compatível com o praticado no mercado, proporcionando a melhor relação entre custo e benefício
- Versátil: o mesmo motor de partida atende aplicações 1.0, 1.6 e 1.8, favorecendo a otimização de estoques
- Disponibilidade de componentes: fornecemos os componentes do motor de partida separadamente, para reparos pontuais — dessa forma, não é necessário trocar a máquina completa
- Facilidade na troca: a substituição do motor de arranque é mais simples e rápida, pois o induzido e o pinhão vêm em única peça
- Originalidade: a qualidade do motor de partida exigida pelas montadoras é a mesma entregue para o mercado de reposição
- Suporte conectado: a Valeo conta com um time de especialistas para esclarecer dúvidas sobre instalação e garantia dos produtos em tempo real
Perguntas e Respostas ⤵︎
Qual é a vida útil do motor de partida?
A durabilidade do motor de arranque é calculada em relação à quantidade de partidas realizadas ao longo do tempo. O ciclo de partidas mínimo que o equipamento deve executar é de 60 mil, mas esse valor pode aumentar bastante, chegando a 150 mil partidas nos carros mais modernos. Na prática, o motor de partida pode funcionar por mais de 10 anos sem a necessidade de troca do equipamento completo ou de seus componentes. Entretanto, essa durabilidade está condicionada à realização de manutenções periódicas e aos cuidados básicos para evitar o desgaste do motor e de suas peças complementares.
O motor de partida não funciona: o que pode ser?
Há diferentes fatores que podem estar impedindo o funcionamento do motor de partida, incluindo falhas na bateria. Por isso, faça um primeiro teste para verificar se a carga da bateria está baixa: gire a chave, no primeiro estágio, e confira se a luz indicativa no painel acende ou permanece apagada.
É preciso considerar, também, se há problema em algum componente do motor de partida, como o pinhão, que sofre desgaste devido ao atrito mecânico recorrente. O porta-escovas, responsável pela condução da energia para o motor de partida, é outra peça que desgasta com o tempo. O problema de funcionamento no motor de arranque pode ser provocado, ainda, por uma falha na solenoide (chave magnética), que é um componente que pode queimar. Procure apoio profissional para fazer essa avaliação. Não é recomendado empurrar o automóvel para fazê-lo pegar “no tranco”.
Motor de partida arranhando: o que causa esse problema?
O motor de partida arranhando é um problema que ocorre, basicamente, por conta de falhas relacionadas ao pinhão (também chamado de impulsor, catraca ou bendix), que fazem com que a peça ataque de forma errada o volante do motor.
O que faz o motor de partida queimar?
Uma situação que pode queimar o motor de partida é o esforço excessivo, que acontece, por exemplo, quando a motorista segura a chave da ignição por mais de 10 segundos. Essa é uma prática comum que faz com que o motor fique atacando e voltando, podendo queimar.
Como solucionar dificuldades relacionadas ao motor de partida Valeo?
Se você está com dúvida ou alguma dificuldade para instalar ou reparar o motor de partida Valeo, entre em contato com o Suporte Conectado Valeo. O time de especialistas Valeo está preparado para solucionar qualquer problema, de forma remota e rápida, prestando toda a assistência necessária durante o processo de instalação das peças.