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Bobina de ignição

bobina de ignição

Tempo de vida útil prolongado e menor impacto ambiental são dois diferenciais das bobinas de ignição Valeo.

As bobinas de ignição fazem parte do sistema de propulsão e força do automóvel. São elas que transformam a energia da bateria em alta tensão e geram a faísca necessária para iniciar o processo de combustão da mistura entre ar e combustível (gasolina/álcool). Por estarem muito próximas do motor, são projetadas para suportar altas temperaturas.

Líder mundial em elétrica automotiva, a Valeo atende o mercado original e de reposição com bobinas de ignição de alta qualidade, que têm vida útil prolongada, com duração de até 150 mil quilômetros — durabilidade duas vezes superior à das bobinas dos principais concorrentes, que precisam ser trocadas entre 60 e 75 mil quilômetros.

A Valeo conta com portfólio de bobinas de ignição que contempla 41 referências, que se adequam a mais de 183 aplicações.

Diferenciais Valeo

  • Melhor desempenho do motor
  • Maior durabilidade
  • Eficiência no consumo do combustível
  • Menor impacto ao meio ambiente
  • Garantia de Qualidade Valeo testada e aprovada
  • Amplo portfólio
  • Suporte conectado em tempo real

 

Tecnologia de bobinas: famílias

As bobinas de ignição passam por evolução constante. Atualmente, quatro modelos são os mais utilizados nos automóveis com motor a combustão. Conheça os diferentes tipos.

 

Lápis/caneta

  • É uma bobina de ignição que gera uma única faísca.
  • Os enrolamentos desse tipo de bobina estão localizados dentro do corpo da vela de ignição e, por isso, são submetidos a altas temperaturas (aproximadamente 150°C).
  • Por estarem fixadas diretamente na vela de ignição, as bobinas do tipo lápis/caneta ocupam menos espaço.
  • O pequeno espaço disponível no corpo da vela de ignição não permite ter bobinas de alto desempenho.
  • É necessário um cabo de vela para cada bobina.

 

Plugue superior

  • A bobina do tipo plugue superior também funciona com geração de faísca única.
  • Os enrolamentos estão fixados acima da vela de ignição e, por isso, não são submetidos a altas temperaturas (alcançando no máximo 120°C), como ocorre nas bobinas tipo lápis.
  • Ocupam pouco espaço no motor.
  • Devido ao espaço que fica livre sobre a vela de ignição, consegue atingir potência com alta energia na produção de faísca (ignição).
  • Requer um único cabo definido pela bobina de ignição.

 

Compact

  • Possui uma arquitetura compacta.
  • Gera dupla faísca.
  • A ligação com as velas de ignição é feita por fios de alta voltagem.
  • A bobina não fica próxima da vela de ignição, condição que facilita a integração e evita a exposição a altas temperaturas (alcançando até 120°C).

 

Trilho

  • A ignição pode ocorrer por faísca única ou dupla.
  • Consiste em uma montagem de 2 ou 4 módulos de ignição, em um único pacote.
  • Este tipo simplifica as operações de montagem e reduz a quantidade de materiais.
  • Um único cabeamento é suficiente para os 4 cilindros.
  • Em caso de dano em um módulo de ignição, toda bobina trilho deve ser substituída.

 


 

Perguntas e Respostas ⤵︎

Quais são os sinais de falha no funcionamento da bobina de ignição?

Alguns indícios de falha relacionada à bobina de ignição abrangem:

  • redução na potência do veículo;
  • falha contínua nas funções do motor;
  • instabilidade na marcha lenta;
  • o motor para de funcionar;
  • o indicador de diagnóstico de injeção acende no painel.

Como solucionar dificuldades relacionadas à bobina de ignição?

Se você está com dúvida ou alguma dificuldade para instalar as bobinas de ignição Valeo, entre em contato com o Suporte Conectado Valeo. O time de especialistas Valeo está preparado para solucionar qualquer problema, de forma remota e rápida, prestando toda a assistência necessária durante o processo de instalação das peças.