Bobina de ignição
Tempo de vida útil prolongado e menor impacto ambiental são dois diferenciais das bobinas de ignição Valeo.
As bobinas de ignição fazem parte do sistema de propulsão e força do automóvel. São elas que transformam a energia da bateria em alta tensão e geram a faísca necessária para iniciar o processo de combustão da mistura entre ar e combustível (gasolina/álcool). Por estarem muito próximas do motor, são projetadas para suportar altas temperaturas.
Líder mundial em elétrica automotiva, a Valeo atende o mercado original e de reposição com bobinas de ignição de alta qualidade, que têm vida útil prolongada, com duração de até 150 mil quilômetros — durabilidade duas vezes superior à das bobinas dos principais concorrentes, que precisam ser trocadas entre 60 e 75 mil quilômetros.
A Valeo conta com portfólio de bobinas de ignição que contempla 41 referências, que se adequam a mais de 183 aplicações.
Diferenciais Valeo
- Melhor desempenho do motor
- Maior durabilidade
- Eficiência no consumo do combustível
- Menor impacto ao meio ambiente
- Garantia de Qualidade Valeo testada e aprovada
- Amplo portfólio
- Suporte conectado em tempo real
Tecnologia de bobinas: famílias
As bobinas de ignição passam por evolução constante. Atualmente, quatro modelos são os mais utilizados nos automóveis com motor a combustão. Conheça os diferentes tipos.
Lápis/caneta
- É uma bobina de ignição que gera uma única faísca.
- Os enrolamentos desse tipo de bobina estão localizados dentro do corpo da vela de ignição e, por isso, são submetidos a altas temperaturas (aproximadamente 150°C).
- Por estarem fixadas diretamente na vela de ignição, as bobinas do tipo lápis/caneta ocupam menos espaço.
- O pequeno espaço disponível no corpo da vela de ignição não permite ter bobinas de alto desempenho.
- É necessário um cabo de vela para cada bobina.
Plugue superior
- A bobina do tipo plugue superior também funciona com geração de faísca única.
- Os enrolamentos estão fixados acima da vela de ignição e, por isso, não são submetidos a altas temperaturas (alcançando no máximo 120°C), como ocorre nas bobinas tipo lápis.
- Ocupam pouco espaço no motor.
- Devido ao espaço que fica livre sobre a vela de ignição, consegue atingir potência com alta energia na produção de faísca (ignição).
- Requer um único cabo definido pela bobina de ignição.
Compact
- Possui uma arquitetura compacta.
- Gera dupla faísca.
- A ligação com as velas de ignição é feita por fios de alta voltagem.
- A bobina não fica próxima da vela de ignição, condição que facilita a integração e evita a exposição a altas temperaturas (alcançando até 120°C).
Trilho
- A ignição pode ocorrer por faísca única ou dupla.
- Consiste em uma montagem de 2 ou 4 módulos de ignição, em um único pacote.
- Este tipo simplifica as operações de montagem e reduz a quantidade de materiais.
- Um único cabeamento é suficiente para os 4 cilindros.
- Em caso de dano em um módulo de ignição, toda bobina trilho deve ser substituída.
Perguntas e Respostas ⤵︎
Quais são os sinais de falha no funcionamento da bobina de ignição?
Alguns indícios de falha relacionada à bobina de ignição abrangem:
- redução na potência do veículo;
- falha contínua nas funções do motor;
- instabilidade na marcha lenta;
- o motor para de funcionar;
- o indicador de diagnóstico de injeção acende no painel.
Como solucionar dificuldades relacionadas à bobina de ignição?
Se você está com dúvida ou alguma dificuldade para instalar as bobinas de ignição Valeo, entre em contato com o Suporte Conectado Valeo. O time de especialistas Valeo está preparado para solucionar qualquer problema, de forma remota e rápida, prestando toda a assistência necessária durante o processo de instalação das peças.