O sistema elétrico é de extrema importância para os veículos, já que praticamente todas as peças precisam de energia elétrica em algum momento para funcionarem, tornando impossível o uso do carro sem energia.
Por isso é importante estar sempre atento aos sinais de que algo na parte elétrica não está funcionando, além de cuidar para que o sistema elétrico funcione da forma devidamente correta para evitar transtornos e acidentes. Confira as dicas de como manter a saúde do sistema elétrico do seu veículo:
Não utilize os periféricos por muito tempo com o motor desligado
Permanecer com o carro desligado e com rádio, ar condicionado e luzes acesas pode afetar a saúde da bateria e do sistema elétrico. O recomendado é ligar o carro por 5 minutos para cada 30 minutos com os acessórios em uso.
Atente-se aos periféricos antes de dar a partida
Desligue todos os periféricos antes de dar partida no carro. Ar condicionado, carregadores de celular e faróis ligados durante a partida podem atrapalhar a saúde do sistema elétrico do seu veículo.
Observe as configurações de periféricos antes de instalá-los
Antes de instalar sistemas sonoros com componentes e luzes no veículo, certifique-se que o sistema elétrico não será comprometido, principalmente em relação à carga da bateria.]
Abasteça o reservatório de partida a frio
Em temperaturas baixas, o funcionamento do motor de partida é mais exigido, podendo sobrecarregar o sistema elétrico. Por isso é importante manter o reservatório abastecido com gasolina aditivada, assim o motor de partida será menos exigido e consequentemente reduzirá o acionamento do motor de partida.
A importância da embreagem para o sistema elétrico
Pisar na embreagem antes de ligar o veículo força menos o motor de partida, pois desconecta motor e câmbio, exigindo menos peso para acionar o motor do carro.