Aviso de privacidade e declaração sobre a proteção de dados da Valeo
Princípios gerais sobre a proteção de dados pessoais exercida pela Valeo
Aviso de privacidade da Valeo
- Quem somos?
- Quais informações coletamos?
- Como coletamos dados pessoais
- Quem recebe os seus dados pessoais?
- Por quanto tempo armazenamos os seus dados pessoais?
- Como usamos os dados pessoais?
- Qual base legal usamos para processar os seus dados pessoais?
- Como compartilhamos dados pessoais?
- Como protegemos os dados pessoais?
- Os seus direitos em relação aos dados pessoais
- Como entrar em contato conosco?
- Atualização do aviso de privacidade
Princípios gerais sobre a proteção de dados pessoais exercida pela Valeo
Como uma empresa internacional do setor automotivo, a Valeo desenvolve e mantém de forma contínua relacionamentos com clientes, fornecedores, clientes em potencial, funcionários, candidatos, estudantes e outras partes interessadas. Para fins puramente comerciais, a Valeo precisa coletar, armazenar e usar alguns dados pessoais dessas partes interessadas.
Seja qual for o caso, a Valeo se compromete a tratar os dados pessoais em conformidade com a lei 13.709/2018, Lei Geral de Proteção de Dados (“LGPD”) e demais normas incidentes, e a respeitar os direitos dos titulares dos dados.
A política da Valeo é coletar dados pessoais de forma justa, legal e transparente, usá-los apenas para fins legítimos, implementar medidas para proteger sua integridade, retê-los apenas pelo tempo necessário e dar pleno apoio ao exercício dos direitos dos titulares dos dados.
Sempre que a Valeo precisar terceirizar os tratamentos de dados pessoais brasileiros e/ou transferir dados pessoais brasileiros para fora da Brasil, os operadores de dados selecionados deverão cumprir a LGPD e os termos e instruções contratuais da Valeo sobre a proteção de dados. Estes incluem os requisitos da Valeo relativos à incidentes de segurança, ao gerenciamento de reclamações ou direitos dos titulares dos dados, bem como à proibição do uso de sub-operadores não aprovados. As cláusulas de transferência internacional também são endossadas nos termos da lei.
Os compromissos acima são apoiados pelo Programa de Compliance de Proteção de Dados, que engloba várias políticas, procedimentos, ferramentas, formulários e cláusulas contratuais, bem como um programa detalhado de treinamento e conscientização. O sistema de denúncia da Valeo também está disponível para qualquer pessoa que tenha motivos para acreditar que o Programa de Compliance de Proteção de Dados não esteja sendo cumprido ou que deseje denunciar possíveis violações da lei que rege esse programa.
A diretora internacional de proteção de dados é o contato para quem quiser fazer alguma solicitação, pergunta ou reclamação: Dpo.external@valeo.com .
Aviso de privacidade da Valeo
O presente aviso tem como objetivo informar as partes interessadas e os parceiros comerciais da Valeo sobre a abordagem geral da Valeo à proteção de dados. Ele indica a essas partes interessadas e parceiros comerciais quais são seus direitos e o modo como seus dados pessoais são processados e protegidos.
Este aviso se aplica, em particular, aos dados coletados como parte das nossas relações contratuais ou pré-contratuais, durante o processo de recrutamento ou durante as fases piloto ou de teste de determinados produtos inovadores.
1. Quem somos?
A Valeo é uma empresa internacional que opera em 30 países.
A Sra Paula Scandiuzzi Bichuete é a Encarregada da Valeo Brasil. Ela trabalha na sede em Campinas (SP), e estas são as suas informações de contato: dpo.external@valeo.com
2. Quais informações coletamos?
Coletamos e tratamos as informações de contato e as informações necessárias para conduzir as nossas atividades e para desenvolver ou manter relações comerciais e contratuais em um ambiente entre empresas.
As informações pessoais que tratamos referem-se principalmente a colaboradores, candidatos, clientes, fornecedores, vendedores, partes interessadas, jornalistas, intermediários, bancos ou instituições financeiras e/ou informações de órgãos públicos e de autoridades.
Geralmente não coletamos nem tratamos dados relacionados à vida privada.
3. Como coletamos dados pessoais
Quase sempre coletamos dados pessoais diretamente dos representantes dos nossos parceiros comerciais, como:
- através de cartões de visita, e-mails;
- através de convites, conferências, eventos;
- através de formulários de candidatura, RFI, RFQ, envio de propostas;
- através de ordens de serviço, faturas, notas de crédito;
- através dos nossos portais na internet, onde os visitantes fazem perguntas, participam dos nossos blogs, deixam mensagens, inscrevem-se em nossos boletins informativos ou se candidatam, bem como através de cookies;
- através de currículos ou candidaturas.
Com o seu consentimento e se aplicável, quando você navega ou usa o site, também coletamos via cookies dados sobre como você acessa ou usa o site (“informações do usuário”). As informações do usuário podem incluir, em particular, o tipo de navegador, o sistema operacional, a página exibida, a duração do uso e as páginas vistas anteriormente, a cidade e o país onde você está localizado ou outros identificadores de dispositivo únicos automáticos (“identificador de dispositivo”) relativos ao computador, ao dispositivo móvel, à tecnologia ou a outro aparelho (chamados coletivamente de “dispositivo”) que você usa para acessar o site. O identificador de dispositivo consiste em um número automaticamente atribuído ao seu dispositivo quando você acessa um site ou os servidores do mesmo, que os nossos computadores usam para identificar o seu dispositivo. Os cookies são a tecnologia usada no site para coletar informações do usuário, incluindo o identificador de dispositivo. O uso de cookies pela Valeo está descrito na política de cookies disponível aqui.
Quando precisamos realizar diligência prévia para um processo de seleção, asseguramo-nos de obter dados pertinentes de especialistas terceiros e de fontes legais. Nenhuma decisão automatizada é tomada com base na diligência prévia.
Recebemos dados por meio do sistema de denúncia da Valeo, que está disponível para os colaboradores da Valeo e para as partes interessadas, os quais são regidos pelos procedimentos detalhados de denúncia. O nome do denunciante e o nome das pessoas denunciadas ou mencionadas são considerados altamente confidenciais, sendo armazenados em um servidor interno totalmente separado e compartilhados apenas quando há real necessidade, estando sujeito a acordos de confidencialidade individuais. Os resultados das investigações são tratados com o mesmo nível de cuidado.
4. Quem recebe os seus dados pessoais?
A maioria dos dados pessoais é tratada e gerenciada pelos colaboradores da Valeo, localizados no Brasil ou em qualquer país onde a Valeo opera. Todas as entidades da Valeo estão sujeitas ao programa detalhado de proteção de dados, independentemente da localização delas. Alguns colaboradores, como colaboradores de RH ou auditores e investigadores internos, são especialmente treinados e conscientes da confidencialidade de determinados dados.
Quando a Valeo precisa usar subcontratados ou operadores de dados, estes últimos ficam vinculados aos termos e condições necessários, e só podem tratar os dados para as finalidades claramente identificadas. Os colaboradores das empresas subcontratadas assinam acordos de confidencialidade rigorosos e passam por treinamento igualmente rigoroso.
Quando a Valeo precisa transferir dados pessoais para fora do Brasil, são implementadas todas as precauções necessárias para manter a proteção dos dados pessoais dos indivíduos.
A Valeo não está envolvida em nenhuma comercialização ou transação de dados pessoais, não vendemos dados pessoais a terceiros. Por exemplo, se for preciso disponibilizar temporariamente nomes e números de telefone a terceiros, como a um organizador, isso será algo temporário e por um motivo e período específicos, e tais terceiros terão de se comprometer a destruir os dados pessoais no fim do evento.
5. Por quanto tempo armazenamos os seus dados pessoais?
A Valeo manterá os seus dados pessoais em um ambiente seguro pelo tempo necessário para atingir as finalidades para as quais foram coletados ou durante o período mínimo de retenção previsto pela legislação aplicável, incluindo as leis civis, penais e comerciais.
6. Como usamos os dados pessoais?
Os dados pessoais podem ser usados para:
- ffornecer respostas às suas perguntas ou fazer comunicados sobre marketing e eventos;
- distribuir e gerenciar convites;
- enviar e processar ordens de serviço, faturas, notas de crédito;
- fornecer bens e serviços;
- configurar e administrar contas;
- trocar informações sobre RFI, RFQ, propostas, projetos, questões de qualidade ou manutenção, entre outros;
- cumprir obrigações legais (por exemplo, prevenção de fraude, diligência prévia antissuborno, verificação de antecedentes de sanções econômicas);
- atender aos requisitos de auditoria interna; e
- realizar pesquisas e sondagens.
Quando você visita os nossos sites, os seus dados pessoais podem ser usados:
- para enviar alertas por e-mail com informações sobre a Valeo;
- para enviar um boletim informativo sobre eventos recentes na Valeo;
- para processar perguntas, comentários e outras solicitações que você desejar fazer entrando em contato conosco pelo site;
- para compartilhar determinado conteúdo do site nas plataformas sociais;
- para fins comerciais e de marketing, como informações sobre um produto Valeo;
- para fins técnicos, através de assistência técnica dedicada;
- para a administração e a gestão técnica do site, e das suas funcionalidades e serviços; e
- para avaliar o público do site com o intuito de obter informações sobre a navegação dos visitantes.
O que geralmente não fazemos: Geralmente, não usamos ferramentas automatizadas de tomada de decisões e de definição de perfil.
7. Qual base legal usamos para processar os seus dados pessoais?
Geralmente, coletamos e tratamos dados pessoais como parte dos nossos negócios e/ou relacionamentos contratuais. Também podemos ter obrigações legais a cumprir, como a emissão de faturas.
Também temos interesses legítimos no tratamento de dados pessoais, como desenvolvimento de negócios com novos clientes, promoção de novas ofertas e tecnologias, garantia de conformidade com as regulamentações internacionais, como as relacionadas a controle de exportação ou antissuborno, selecionando cuidadosamente os nossos agentes ou intermediários e avaliando a confiabilidade dos nossos produtos no ambiente real, a fim de cumprir as nossas obrigações relativas à segurança do produto.
Por fim, obtemos o consentimento do titular dos dados com o qual interagimos, sobretudo os visitantes do nosso site. Você pode retirar e gerenciar o seu consentimento, conforme descrito na seção 10.
8. Como compartilhamos dados pessoais?
A Valeo é e atua como uma empresa internacional. Como resultado, alguns dados podem ser compartilhados com outras empresas da Valeo para fins de tratamento. Esses dados estarão sujeitos ao Programa de Compliance de Proteção de Dados e serão tratados com o mesmo nível de cuidado e atenção em toda a organização da Valeo.
Quando a Valeo precisa terceirizar dados para um provedor terceiro, o operador de dados é cuidadosamente selecionado, e são devidamente assinados acordos de tratamento de dados e cláusulas de transferência internacional de dados, elaborados de acordo com a LGPD.
9. Como protegemos os dados pessoais?
Nós nos comprometemos a garantir a segurança, a confidencialidade e a integridade dos dados.
O nosso Programa de Compliance de Proteção de Dados inclui programas, controles e políticas, procedimentos e diretrizes pertinentes que nos ajudam a desenvolver e a manter medidas de segurança cultural, organizacional, física e técnica.
O programa inclui, principalmente:
- a Política Geral de Proteção de Dados Valeo;
- o Código de Conduta do Parceiro De Negócio Da Valeo, no qual os parceiros comerciais e fornecedores devem se comprometer a tratar os dados pessoais como informações confidenciais;
- a Política do Operador de Dados da Valeo, que impõe aos operadores de dados termos contratuais em conformidade com a LGPD;
- a Política da Valeo Sobre Transferência Internacional de Dados Pessoais, com cláusulas de transferência internacional que são obrigatórias em caso de transferência de dados para fora do Brasil;
- o Procedimento e o Formulário de Notificação de Incidente de Segurança da Valeo da Valeo;
- aos Princípios Gerais de Dados da Valeo;
- o Procedimento e Formulário de Solicitação/Reivindicação do Titular de Dados;
- a Política de Proteção de Dados dos Colaboradores da Valeo;
- acordos de confidencialidade;
- programas de treinamento obrigatórios;
- ferramentas e métodos; e
- auditorias e controles.
- Entre outros
O programa tem o apoio de uma equipe multidisciplinar.
Além disso, o Gabinete de Proteção de Dados, o Gabinete de Segurança da Informação e o Departamento de Sistemas de Informação trabalham em estreita colaboração para fornecer segurança adequada aos dados pessoais que tratamos.
Por exemplo, temos medidas e planos específicos:
- para proteger dados contra perda acidental;
- para impedir o acesso, o uso, a destruição ou a divulgação não autorizada;
- para garantir a continuidade dos negócios e a recuperação de desastres;
- para restringir o acesso a informações pessoais;
- para conduzir avaliações de impacto sobre a privacidade de acordo com a lei e com as suas políticas comerciais;
- para dar aos funcionários e contratados treinamentos em segurança de dados; e
- para gerenciar riscos relacionados com terceiros, através do uso de contratos e revisões de segurança.
Também temos:
- Política de segurança interna da Valeo;
- Política de confidencialidade da Valeo relacionada a imagens e mídias sociais; e
- Política de segurança interna da Valeo aplicável a parceiros externos.
Observe que essa lista não inclui todas as medidas e planos.
10. Os seus direitos em relação aos dados pessoais
O seu primeiro direito é o de não fornecer informações pessoais à Valeo. Se você se recusar a fornecer certos dados pessoais, isso pode nos impedir de cumprir as nossas obrigações ou limitar o seu uso do site e das funcionalidades e serviços deste, caso os dados pessoais em questão sejam necessários para tal uso.
De acordo com a LGPD, você também tem o direito de solicitar:
- Confirmação da existência de tratamento: você pode pedir para que a Valeo confirme se trata ou não seus dados pessoais.
- Acesso a informações pessoais: você pode pedir para acessar as seguintes informações:
- a finalidade do tratamento;
- as categorias dos dados pessoais em causa;
- os destinatários ou categorias de destinatários dos dados, se for o caso; em particular, eventuais países terceiros ou organismos internacionais;
- o período durante o qual os dados pessoais serão armazenados (ou os critérios usados para determinar esse período);
- se os dados pessoais estarão sujeitos a tratamento automatizado, incluindo definição de perfil, e, em caso afirmativo, a lógica e as possíveis consequências envolvidas;
- quando os dados são transferidos para um país terceiro ou para um organismo internacional, informações sobre as precauções aplicáveis;
- informações sobre a fonte dos dados, caso estes não sejam obtidos diretamente junto ao titular dos dados;
- Seus direitos à retificação ou eliminação de seus dados pessoais e bloqueio ou contestação a seu tratamento;
- Seu direito de apresentar uma reclamação junto à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANDP);e
- Os critérios utilizados no tratamento de dados pessoais
- Retirada de consentimento: você pode retirar o consentimento dos casos em que ele foi a base para tratar os seus dados pessoais.
- Correção dos seus dados pessoais: nos casos em que os dados pessoais estejam errados ou desatualizados, você tem o direito de solicitar/reivindicar que eles sejam corrigidos/atualizados e que os dados pessoais incompletos sejam completados com base nas informações que você vier a fornecer.
- Apagamento, também conhecido como eliminação: você tem o direito de exigir o apagamento de dados pessoais sem demoras injustificadas, caso se aplique um dos itens a seguir:
- Os dados pessoais não são mais necessários ao propósito para o qual foram coletados;
- O período de tratamento terminou;
- O consentimento foi retirado, e não há outro fundamento legal para o tratamento;
- O titular dos dados se opõe ao tratamento dos dados pessoais;
- A Autoridade Nacional de Proteção de Dados assim determinou; e
- Os dados pessoais foram tratados ilegalmente.
- Restrição de tratamento: você pode solicitar a suspenção temporária do tratamento de dados, nos termos do artigo 52, inciso V da LGPD, ou seja, o bloqueio pode ser exercido para com os dados relacionados a uma infração, até que essa seja regularizada;
- Decisão automatizada: você tem o direito de solicitar revisão de decisões exclusivamente automatizadas em que a decisão tenha um efeito significativo sobre você;
- Portabilidade dos dados: você tem o direito de solicitar/reivindicar que os seus dados pessoais sejam fornecidos a você em um formato estruturado, comumente usado e legível por máquina e de transferir esses dados para outra parte, por exemplo, outro provedor de serviço. Sempre que possível, você também pode solicitar/reivindicar que os dados pessoais sejam transferidos diretamente dos nossos sistemas para os de outro provedor.
- Direito de pedir/reivindicar informações sobre as entidades públicas ou particulares com as quais os dados foram compartilhados: você tem direito de solicitar ao controlador informações sobre as entidades públicas ou particulares com quem esse compartilhou seus dados pessoais; e
- Direito de pedir/reivindicar informações sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e as consequências negativas: você tem direito de saber se poderá ou não fornecer consentimento para o tratamento de seus dados pessoais, bem como quais seriam as consequências negativas relacionadas a esse consentimento.
Você também pode exercer o seu direito de oposição e cancelar a inscrição nos boletins informativos por meio do link de cancelamento de inscrição localizado na parte inferior de cada boletim informativo.
Você pode exercer esse direito por escrito, por motivos legítimos, enviando uma carta para o endereço da nossa sede social ou enviando um e-mail para dpo.external@valeo.com
Como parte do exercício desses direitos, você será solicitado a fornecer um documento de identidade e, se necessário, as informações necessárias para processar a sua solicitação.
Observe que nem todas as solicitações podem ser legítimas ou satisfeitas.
11. Como entrar em contato conosco?
Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre a proteção de dados ou sobre as suas informações pessoais, ou se desejar fazer uma reclamação, entre em contato a Encarregada da Valeo, Paula Scandiuzzi Bichuete, pelo e-mail: dpo.external@valeo.com.
12. Atualização do aviso de privacidade
A Valeo se reserva o direito de modificar esta Política a qualquer momento.
Você será informado sobre qualquer modificação significativa desta Política por meio de um aviso de “atualização”, com a data de tal atualização.