Intercooler
Alta potência com máximo controle térmico: o intercooler da Valeo garante segurança e eficiência na combustão dos veículos equipados com turbocompressor.
Os intercoolers são responsáveis por reduzir o consumo de combustível e aumentar a potência e eficiência do motor nos automóveis equipados com turbocompressor, que aumenta a potência e a temperatura do ar comprimido enviado para o motor.
A tarefa do intercooler é baixar a temperatura da mistura entre ar de admissão e gases da combustão, com o objetivo de tornar o ar mais denso, o que otimiza a combustão. Dessa forma, o intercooler reduz a temperatura dos gases de entrada de 130 °C para 60 °C, elimina os efeitos negativos do turbo e aumenta a potência em cerca de 20%.
Intercooler Valeo: qualidade garantida
A Valeo, líder mundial de sistemas de arrefecimento, oferece ao mercado de reposição uma gama de intercoolers que otimizam o processo de combustão do turbocompressor e mantém a temperatura sob controle.
Os intercoolers da Valeo passam por rigorosos testes de qualidade de resistência mecânica e corrosão, estão disponíveis com facilidade no mercado de reposição e são embalados cuidadosamente para minimizar os riscos de danos de transporte. Conheça outros diferenciais da linha!
- Desenvolvimento e fabricação alinhada aos padrões técnicos dos produtos originais
- Alto desempenho associado à qualidade e originalidade
- Geometria dos tubos e aletas, projetados para garantir um ótimo rendimento térmico
- Termoplástico de alta resistência para assegurar a integridade estrutural
- Ligas de alumínio específicas, desenvolvidas para resistir à corrosão interna e a condições de funcionamento extremas
- Bocais de acoplamento para ligação de mangueiras de alta pressão, para garantir uma conexão estanque
- Estruturas laterais flexíveis, permitindo a expansão do núcleo do intercooler devido às alterações de temperatura
- Flancos reforçados para resistir à alta pressão de funcionamento
Perguntas e Respostas ⤵︎
Quais são as possíveis causas para as falhas no intercooler?
Existem diferentes situações que podem provocar falhas no intercooler, tais como:
- altas temperaturas e pressões de funcionamento (fora das especificações para motores Euro 5 e 6);
- vibrações excessivas do veículo;
- corrosão da colmeia;
- corrosão externa, dependendo do nível salino do ambiente de exposição do veículo;
- corrosão interna: ainda mais restritiva com as normas Euro 6, dado que os modelos de automóveis com EGR de baixa temperatura introduzem gases de escape altamente corrosivos no circuito do intercooler;
- falha do turbocompressor: o intercooler deve ser sempre substituído após uma avaria do turbocompressor ou ao instalar um novo turbo;
- manutenção inadequada: a substituição incorreta do óleo lubrificante, conexões demasiadamente apertadas ou limpeza incorreta (coletor de admissão de ar) também são algumas causas para uma falha do intercooler.
Qual a diferença entre intercooler e radiador?
O intercooler e o radiador atuam de forma conjunta no sistema de arrefecimento dos carros equipados com turbocompressor, mas têm funções diferentes. Geralmente, esses componentes são instalados próximos. O radiador promove a troca térmica do ar com o líquido de arrefecimento que passa pela sua estrutura. Já o papel desempenhado pelo intercooler é outro: o equipamento foi desenvolvido para reduzir a temperatura da mistura composta pelo ar de entrada e os gases da combustão. Ou seja, uma peça não substitui a outra, mas se complementam no processo e, juntas, otimizam a combustão e potencializam o rendimento do motor sem aumentar a sobrecarga térmica do sistema.
Como solucionar dificuldades na aplicação do radiador Valeo?
Se você está com dúvida ou alguma dificuldade para instalar o radiador Valeo, entre em contato com o Suporte Conectado Valeo. O time de especialistas Valeo está preparado para solucionar qualquer problema, de forma remota e rápida, prestando toda a assistência necessária durante o processo de instalação das peças.