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Temperatura do motor subindo rápido: 7 causas

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Se você é mecânico ou motorista, sabe que todo carro esquenta quando em funcionamento. Basta andar alguns quilômetros e, ao parar, encostar no capô, você vai perceber que está quente. Mas, quando a temperatura do motor está subindo rápido demais, é porque tem algo errado.

Na prática, todo veículo emite energia térmica, o que é esperado devido ao processo de combustão. É isso que faz ele ficar quente. Porém, quando a temperatura sobe rapidamente e de forma incomum, é sinal de problema e dos graves! Isso porque, o superaquecimento pode resultar em danos graves ao motor se não for tratado a tempo.

Para você que trabalha com reparos de carros, identificar as principais causas de carro esquentando é o primeiro passo para resolver o problema. Para garantir um diagnóstico certeiro para o cliente e oferecer um trabalho de mestre, nada melhor do que conhecer as diferentes fontes de problema, certo?

Vem conferir 7 das principais causas de superaquecimento e como você pode comunicar ao cliente sobre esse problema.

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Temperatura do motor subindo rápido: 7 principais causas

Como já adiantamos – e você bem sabe – existem várias causas que podem levar ao aumento acelerado da temperatura do motor. Essas causas vão desde falhas simples até problemas mais complexos no sistema de arrefecimento.

Por isso, ao se deparar com um carro esquentando rapidamente, esteja atento a esses fatores:

Problemas na correia da ventoinha

A correia da ventoinha é um item essencial para manter a ventilação adequada no radiador. Ela garante que o ar circule e o calor seja dissipado, especialmente quando o carro está parado ou em baixa velocidade. Uma correia desgastada, frouxa ou danificada impede o funcionamento adequado da ventoinha, resultando em superaquecimento.

Se o cliente reclamar que o motor esquenta mais durante o trânsito pesado ou em paradas prolongadas, a correia pode ser a grande vilã. Verifique o estado da peça e, caso necessário, substitua-a para garantir a ventilação correta.

A bomba de água apresenta falha

A bomba de água tem a função de fazer circular o líquido de arrefecimento por todo o sistema, retirando o calor do motor. Quando a bomba está defeituosa ou apresenta vazamento, o fluxo de líquido é interrompido, resultando em um aumento rápido da temperatura.

A bomba de água pode sofrer desgaste natural ou falhas decorrentes de problemas em outros componentes, como rolamentos ou vedantes. Ao verificar o sistema de arrefecimento, inspecione a bomba e substitua-a se houver sinais de mau funcionamento.

O sistema de arrefecimento está com falhas de vedação ou desgaste nas peças

Um dos problemas mais comuns no sistema de arrefecimento é o desgaste em peças como mangueiras, juntas e conexões. Essas falhas podem causar vazamentos, diminuindo a quantidade de líquido disponível para resfriar o motor. 

E, com isso, se o líquido de arrefecimento estiver constantemente abaixo do nível recomendado, é provável que tenha uma falha de vedação.

O desgaste nas mangueiras ou a corrosão nas vedações pode não ser visível imediatamente, mas uma inspeção cuidadosa do sistema revelará esses problemas. Portanto, não deixe de fazer uma investigação aprofundada para conseguir identificar o problema. 

Nesses casos, a troca das peças comprometidas garante que o sistema volte a funcionar de maneira eficiente, evitando o superaquecimento.

O proprietário está usando água no reservatório

O uso de água comum no sistema de arrefecimento ainda é uma prática comum entre muitos proprietários de veículos, mas pode causar grandes problemas. A água não possui os aditivos necessários para proteger o motor contra a corrosão e o congelamento, o que pode levar a falhas no sistema de arrefecimento e ao aumento da temperatura.

Oriente seus clientes sobre a importância de utilizar o líquido de arrefecimento adequado. Isso porque o líquido correto é capaz de aumentar o ponto de ebulição, o que protege o motor contra danos, garantindo uma direção segura e eficiente.

O líquido de arrefecimento não é trocado há muito tempo

Se o problema não é água comum no lugar do aditivo de arrefecimento, pode ser que ele precise ser trocado. 

Quando o fluido fica velho, ele perde suas propriedades de resfriamento e não consegue mais controlar a temperatura do motor de forma eficaz. Esse fator pode levar o motor a esquentar muito rápido, especialmente em dias quentes ou em trajetos longos.

Reforce a importância da manutenção preventiva com seus clientes, orientando-os a trocar o líquido de arrefecimento conforme as especificações do fabricante. Isso evita o acúmulo de impurezas no sistema e mantém a eficácia do fluido.

Além disso, mantenha o padrão de qualidade dos itens oferecidos. No caso do líquido de arrefecimento, é importante que eles estejam segundo as instruções normativas da ABNT NBR 13705 / 14261.

O problema está no óleo (ou na falta dele)

Além de lubrificar as partes móveis do motor, o óleo também ajuda a dissipar o calor. Quando o nível de óleo está baixo ou ele não é trocado no tempo certo, o atrito entre as peças metálicas aumenta, gerando mais calor e contribuindo para o superaquecimento.

Certifique-se de verificar regularmente o nível de óleo do motor e realizar trocas dentro dos intervalos recomendados. Sem falar que a falta de óleo não só aumenta o risco de superaquecimento, mas também pode causar danos irreversíveis ao motor.

Radiador está obstruído

O radiador é a peça responsável por dissipar o calor gerado pelo motor, por isso, uma obstrução vai impedir que isso ocorra de maneira eficiente. Detritos, sujeira ou até mesmo folhas podem bloquear a passagem do ar, diminuindo a capacidade do radiador de manter o motor resfriado.

Ao realizar a manutenção, inspecione o radiador em busca de obstruções. A substituição de peças danificadas ou muito corroídas também pode ser necessária para garantir que o sistema funcione perfeitamente.

Como orientar meus clientes?

Quando o motor do veículo começa a superaquecer, os danos podem ser graves e o custo de reparo pode aumentar significativamente se o problema for ignorado. Por isso, é importante orientar o cliente sobre os riscos do superaquecimento e como ele pode prejudicar o motor.

Aqui estão alguns dos problemas que podem surgir como consequência do superaquecimento:

  • Danos na junta do cabeçote: o calor excessivo pode deformar a peça, resultando em uma reparação cara e complexa;
  • Motor fundido: caso o superaquecimento não seja tratado a tempo, o motor pode fundir, o que leva à necessidade de sua substituição completa, gerando um custo ainda mais alto;
  • Aumento do consumo de combustível: com o motor esquentando muito rápido, seu funcionamento fica prejudicado, o que leva a um aumento no consumo de combustível. Sem dúvidas, ninguém quer gastar mais com combustível, certo?

Com essas consequências em mente, é importante mostrar para os clientes que o custo de reparar o sistema de arrefecimento é menor do que o que seria gasto caso o problema fosse ignorado. 

Essa comparação pode te ajudar a mostrar para os condutores como é importante ficar atento caso a luz de temperatura do painel acenda ou perceba que o carro está perdendo performance. 

Quando falamos de solução de problemas, o foco deve ser durabilidade e qualidade. Afinal de contas, ninguém gosta de voltar à oficina, pois não conseguiu resolver o problema. Por isso, escolher os componentes certos para o sistema de arrefecimento do motor é essencial.

A Valeo, umas das líderes mundiais em soluções automotivas, oferece peças desenvolvidas com a mais alta qualidade, como radiadores. Optar por esses itens significa investir em peças originais das montadoras, que atendem a rigorosos padrões.

Conheça o catálogo de peças Valeo e ofereça a solução ideal para carros com a temperatura do motor subindo rápido demais.